Jornada de empreendedores na Europa
Foi realizada na última semana a Jornada de Empreendedores na Europa, que constituiu em uma série de lives onde empreendedores brasileiros que vivem ou têm vínculo no continente europeu compartilharam suas histórias de sucesso sob a apresentação do coordenador do conselho de cidadãos da Bélgica-Luxemburgo, Adenilson Pereira.
Na abertura feita por Ângela Cardoso, estiveram presentes o presidente de honra do Conselho de Cidadãos da Bélgica-Luxemburgo e também embaixador, José Humberto Brito Cruz, coordenador do Conselho de Cidadãos da Bélgica-Luxemburgo, Adenilson Pereira e a PoshTrash, Fabiane Kahane de Aguiar.
A primeira a trazer sua experiência foi Maria Cleide Rodrigues Marinho, diretora comercial e uma das idealizadoras da Belgium Brasil Cursos, que contou como surgiu a ideia de criar essa instituição da qual participam profissionais de diversas áreas que buscam através da Belgium Brasil oferecer aos brasileiros que se encontram na Europa a oportunidade de crescer profissionalmente através de cursos diferenciados que com certeza irão abrir novos caminhos e possibilidades a vida daqueles que sintam o desejo de investir em seu próprio futuro. Também falou de como a BBC é uma oportunidade de empreender. Com cursos certificados pelo MEC, na língua portuguesa, o que facilitaria a quem não ainda não tem familiaridade com a língua do país europeu onde se encontra, a Belgium Brasil abre a oportunidade através da venda de cursos com ótimo custo benefício como forma de obtenção de renda ao futuro empreendedor que se encontrar disposto a embarcar nessa jornada com a BBC. Maria comentou sobre a felicidade de poder oferecer a oportunidade de concluir o Ensino Médio através da plataforma da Belgium Brasil Cursos.
A segunda palestra, novamente mediada por Adenilson Pereira, contou com Waldir Ribeiro que é empresário e ex-membro do Conselho de Cidadãos da Bélgica-Luxemburgo. Na sua fala contou sobre como sua experiência trabalhando com os pais na agricultura influenciou na sua vida de empreendedor. Waldir, que um dia esteve como indocumentado na Bélgica, compartilhou sua experiência trabalhando como assalariado e depois como sócio em uma empresa. Mas foi ao se ver desempregado que decidiu que se tornar autônomo seria o próximo passo para sua carreira empreendedora. Um dos pontos destacados pelo empresário foi a sindicalização e como esta é de suma importância ao empreendedor. Para Waldir, é muito importante ter um plano financeiro para o sucesso do seu negócio.
O terceiro dia foi marcado pela presença de dois palestrantes: Ricardo Costa, empreendedor e comunicador e Renata Tavares Estrela, Fonoaudióloga, Mestra em Educação PUC-GO, Coordenadora de Educação a Distância e Assessoria de Projetos em Educação, sócia da Belgium Brasil Cursos, além de também empreendedora na área do Marketing Educacional. Ricardo contou sobre sua experiência dentro do mercado de marketing de conteúdo através da produção de conteúdo para as mídias sociais. Com o sucesso de seu trabalho, decidiu criar o seu produto que é a consultoria para trabalhos direcionados ao Facebook e Instagram. Com o foco em brasileiros que vivem na Bélgica, ele acredita que com constância e foco é possível ter sucesso na área digital.
Renata Estrela trouxe a questão da mudança do cenário educacional com o advento da pandemia e sobre como isso abriu grandes oportunidades na área de educação a distância. A educadora comentou sobre a proximidade entre mercado digital e o mercado educacional. Para Renata, o cenário pandêmico trouxe transformações dentro da área da educação que também abriu portas para espaços educacionais mais inclusivos. Renata afirmou que através de plataformas e áreas de competências socioemocionais, é possível empreender e ter sucesso dentro da educação. Porém, isso só é possível quando o profissional se educa sobre o mercado no qual irá atuar, sobre a qualidade que quer oferecer e saber falar sobre o que você pode oferecer falando bem e com confiança. A empresária e educadora destacou que para o professor que investir na área de marketing digital é importante: se interessar por tecnologia; ser colaborativo; ficar atento às novas tendências observando os acontecimentos no mundo; adaptar-se e colocar-se próximo a esse universo aprendendo sempre!
Na palestra do dia 09 de outubro de 2021, estiveram presentes Angela Cardoso que é Jurista Contabilista, Antiquaria e Coordenadora do Conselho Consultivo junto ao CRBE. Também esteve presente Thaís R. M. Borges, Consultora em negócios e Empresária tradutora-intérprete de PLE.
Angela falou sobre como a cultura se tornou um bem de consumo, fato que se tornou mais presente dentro do comércio devido a desmaterialização dos objetos, arte, pessoas e até o dinheiro, o que gerou um crescimento econômico mundial. Salientou sobre a importância da identidade como empreendedor, artista que deve ficar clara, além da necessidade de se ter uma rede de contatos, entendendo que é impossível trabalhar sozinho, especialmente na área cultural.
Já Thaís trouxe à tona a questão da diferença em empreender no universo feminino, considerando-se o universo empresarial que tem em sua maioria, homens nos cargos mais altos de chefia. Para ela é importante entender que a mulher é plenamente capaz de trabalhar no ramo executivo de maneira competente. De acordo com a mesma, hoje existem grupos de apoio à mulher que quer empreender na Bélgica, um deles inclusive onde a mesma atua. A empresária falou sobre a importância de sempre se reinventar e aprender a detectar novas ou antigas necessidades no mercado em que estiver inserida.
A Jornada foi finalizada com uma mesa redonda que contou com a presença de Juliana Wahlgren que é Jurista conselheira como mediadora. Contou também com a presença de Adenilson José Pereira do coordenador do Conselho de Cidadãos da Bélgica-Luxemburgo; a jornalista e educadora midiática, Ivna Maluli; o presidente do Conselho de representantes dos brasileiros no exterior, Marcos Elísio Rocha Viana que foram os palestrantes do dia. Estiveram presentes também como convidados: as conselheiras Ir. Carmem Gandra, Neide Lobo, Núbia Almeida Silva, Lílian Machado e Gloria Elis Ribeiro. Além da PoshTrash, Fabiane Kahane de Aguiar e a diretora comercial da BBC, Cleide Rodrigues.
Adenilson afirma que o empreendedor pode atuar como agente de mudança social e que o desafio é aprender e trabalhar em colaboração, entendendo que sempre há algum “vizinho” em que se possa apoiar. Já Ivna falou a respeito da quantidade de informações gigantescas que chegam a todos em todo momento questionando sobre como filtrar e esclarecer o que é importante, função que ela desempenha hoje focando no trabalho com jovens visando que os mesmos não se tornem vítimas de informações irreais. Marcos Viana falou sobre o conceito de empreendedorismo social que surgiu nos anos 90 devido a diminuição de recursos do estado e de empresas. Os empreendedores sociais e o terceiro setor, devem ser diferenciados para Marcos. No empreendedorismo social a base é local.
No final, fica claro que empreender é também um ato de impacto social, pois não trata apenas de oportunidades de gerar emprego e renda (fato que é importante também a sociedade), mas para além disso, é uma forma de trazer bem estar pessoal e social ao auxiliar pessoas seja através dos serviços oferecidos ou através das redes de apoio que são geradas por meio de encontros como a Jornada aqui em questão.